Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4116
Título: O paradigma do gestor de pequenas e micros empresas quanto a planejamento, estratégia e decisão
Autor(es): Gonçalves, Fernando Húngaro Lemes
Palavras-chave: Pequena e micro empresa
Processo decisório
Planejamento
Data do documento: 2020
Editor: GONÇALVES, Fernando Húngaro Lemes. O paradigma do gestor de pequenas e micros empresas quanto a planejamento, estratégia e decisão. 2020. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Citação: BATISTA
Resumo: Este trabalho focou na aplicação prática de conceitos estudados sobre planejamento, estratégia e decisões, e objetivou visualizar a forma como estes conceitos se transformam em ações na rotina dos gestores de micros e pequenas empresas da cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, Brasil, identificando os paradigmas destes gestores quanto aos assuntos estudados. Foram efetuados levantamentos e sínteses dos tipos mais proeminentes de gestão voltados para planejamento e estratégia, e então relacionados aos tipos mais proeminentes de decisões apontados pela literatura. Com base nos levantamentos bibliográficos, foi elaborado e testado um instrumento de coleta de dados e então realizada pesquisa quantitativa do tipo survey, cujos resultados foram submetidos à aplicação de métodos estatísticos de análise univariada e multivariada de dados, incluindo a análise de clusters e análise fatorial, as quais apresentaram três paradigmas dentro da realidade estudada, sendo: 1 - Gestão tradicional com busca por mudanças. Que caracteriza um tipo de gestão com raízes na escola clássica de planejamento e controle, com processos escritos e formais, mas que apresenta também a busca por uma gestão mais dinâmica, e tem como tipo de decisão mais proeminente a decisão racional, porém, também faz uso de decisões intuitivas. 2 - Gestão simplificada com acompanhamento de mercado. Este paradigma é caracterizado por uma gestão que parte de métodos tradicionais e decisões racionais no início das atividades do negócio, para uma gestão mais flexível e decisões intuitivas à medida em que se adquire experiência, foca em processos simples e em acompanhamento dos movimentos da concorrência. 3 - Gestão improvisada. Este paradigma representa uma gestão pautada em intuição, onde o gestor se baseia em sonhos, aspirações, imaginação e conceitos, as decisões são pautadas principalmente na intuição, e se utilizam do mínimo necessário de racionalidade. Embora a teoria estudada apresente características modernas de administração voltadas a planejamento, estratégia e decisões, a realidade observada se encontra resumida a métodos clássicos de gestão, sendo perceptível um movimento em direção à mudança de paradigma e na busca por modernização, porém, atrelado a métodos rígidos e conservadores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4116
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.