Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4118
Título: Ranking de transparência sobre enfrentamento da Covid-19: o marketing público em mídias digitais
Autor(es): Siqueira, Fernanda Rodrigues de
Palavras-chave: Branding público
Covid-19
Marketing público
Data do documento: 2022
Citação: SIQUEIRA, Fernanda Rodrigues de. Ranking de transparência sobre enfrentamento da Covid-19: o marketing público em mídias digitais. 2022. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como administrações públicas são avaliadas e se posicionam em mídias digitais em decorrência do ranking de transparência para enfrentamento da Covid-19, tendo como aporte teórico o campo do marketing no contexto público. O método de pesquisa é qualitativo com apoio em análises quantitativas. A estratégia de investigação baseou-se na análise de conteúdo temática, que se propõe à categorização e interpretação de dados empíricos. Foram coletadas 480 matérias, no período de julho a novembro de 2021, referentes ao governo federal, Distrito Federal e cinco estados brasileiros (Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo) que mais se destacaram nos resultados do Índice de Transparência da Covid-19, desenvolvido pela Open Knowlegde Brasil. Essas informações foram extraídas por meio do procedimento webométrico na página do Google, referindo-se ao posicionamento dos entes federados, bem como à manifestação da mídia após publicação de um novo ranking. Após codificação e categorização dos dados coletados, obtiveram-se três temas que estabelecem um nível de abertura dos dados – da transparência à opacidade – referentes à Covid-19: Desenvolvimento deliberado de estratégia de Branding Público, Reprodução de pouca ou nenhuma importância aos dados de transparência e Demonstração de esforços para transparência em veículos de comunicação. Dadas as constatações teóricas e com base nos temas revelados nesta pesquisa, foi possível estabelecer uma relação entre Branding Público e Transparência, os quais representam os eixos em um par ordenado, de modo a observar o alinhamento ou não entre estes conceitos para consolidação da marca de governo transparente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4118
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.