Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4128
Título: Wallon e a importância da afetividade no desenvolvimento da criança
Autor(es): Chaves, Crislayne Pimentel
Palavras-chave: Afetividade
Desenvolvimento
Aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: CHAVES, Crislayne Pimentel. Wallon e a importância da afetividade no desenvolvimento da criança. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022. 25 f.
Resumo: O estudo discute uma relação de aprendizagem e afetividade, problematizando a importância da atuação do professor em sala de aula, demonstrando que seu estado emocional reflete positivamente, entre os alunos e o processo de aprendizagem. Discute ainda a partir de Wallon, a relação da afetividade com a cognição e a motivação, como fatores primordiais para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. O objetivo do trabalho é compreender a importância da afetividade em Wallon para o desenvolvimento da criança. A metodologia de ordem bibliográfica se pautou em autores como Galvão (1995); Wallon (2007, 2008); Mahoney (2009); Alfandéry (2010); Ferreira e Acioly-Régnier (2010) e Mendes (2012). Partiu-se da ideia de que, a afetividade é indispensável para o desenvolvimento intelectual das crianças, porque as impulsiona a agir no objeto do conhecimento. O estudo mostrou que as relações de afetividade podem proporcionar à criança maior compreensão sobre suas próprias atitudes, ajudando-a a aprender com mais facilidade, estimulando, envolvendo e a motivando para que desenvolva uma aprendizagem significativa. Wallon mostra que ao compreender a importância da atuação do professor em sala de aula, percebe-se que seu estado emocional, assim como o dos alunos, reflete na aprendizagem da classe por inteiro. O professor ao demonstrar afeto em suas aulas, motiva o aluno a querer participar ativamente das atividades propostas, percebendo o professor como um amigo sempre pronto a ajudá-lo e ensiná-lo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Alberto Dias Valadão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4128
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Crislayne_Chaves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso319,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.