Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4134
Título: Uso do smartphone para o ensino de física no ensino médio
Autor(es): Melo, Jessé Silva de Souza
Palavras-chave: Ensino de física
Experimento
Smartphone.
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Jessé Silva de Souza. Uso do smartphone para o ensino de física no ensino médio. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Resumo: O presente trabalho aborda experimentos na área de cinemática e mecânica usando um Smartphone como instrumento de medida. Cada experimento foi desenhado, montado e verificado sua repetibilidade e sua confiabilidade. Após esses passos necessários foram elaborados os roteiros cuja coleção constitui o Produto Educacional. Especificamente foram elaborados experimentos de Movimento Retilíneo Uniformemente variado de um objeto que se desloca sobre um plano inclinado ou de um objeto que está em queda livre, dinâmi ca dos corpos usando as leis de Newton, aceleração centrípeta de uma partícula que realiza movimento circular uniforme, Pêndulo Simples, Colisões Elásticas e Colisões Totalmente Inelásticas. No geral a utilização de um smartphone como instrumento de medida torna mais acessível os experimentos de aquisição de dados aos alunos, professores e academia. Assim, os experimentos de física usando um smartphone promovem a participação direta do aluno, observação e aplicação imediata de conceitos físicos. Posteriormente alguns experimentos foram usados na sala de aula de uma escola e aplicou -se a avaliação informal e semiformal como forma de avaliar o progresso do estudante em suas atividades realizadas com aplicação do produto educacional. Os resultados são promissores quando aplicados na forma conjunta de experimentos, novas tecnologias e novas formas de avaliação na aprendizagem do aluno.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4134
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Jesse_Melo.pdfDissertação6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Jesse_Melo.pdfProduto3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.