Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4135
Título: Tecnologia no ensino de física: um estudo sobre concepções e perspectiva durante e pós-pandemia
Autor(es): Oliveira, Aline Patrícia de Sena
Palavras-chave: Pandemia
Tecnologias
Educação
Ensino Híbrido
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Aline Patrícia de Sena. Tecnologia no ensino de física: um estudo sobre concepções e perspectiva durante e pós-pandemia. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A pandemia da COVID-19 ocasionou diversas mudanças na sociedade, inclusive na área da educação, pois, devido ao agravamento da situação ocasionado pela COVID-19, a emergência pelo isolamento social acabou se tornando necessária e assim tendo como consequência o cancelamento das aulas presenciais. Com base nesses acontecimentos o presente trabalho tem como objetivo discutir como o uso de tecnologia no ensino de física pôde contribuir para o aprendizado durante a pandemia. Os objetivos específicos deste trabalho foram analisar como se deu o ensino de Física de forma remota durante o período de isolamento social, destacar a importância da tecnologia na área de ensino, e discutir como o ensino híbrido pode continuar sendo relevante mesmo após a pandemia. Através de um questionário quantitativo respondido pelos professores de física de algumas regiões do estado de Rondônia, pode-se analisar a partir das respostas obtidas como ocorreram essas aulas e quais as perspectivas para o ensino de física utilizando meios tecnológicos, mesmo com as aulas presenciais. Os principais autores usados para o referencial teórico dessa pesquisa foram Arruda (2020), Cordeiro (2020) e Arantes (2010).
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física,sob orientação do Prof. Dr. João Batista Diniz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4135
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aline_Oliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.