Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4140
Título: Desenvolvimento de uma proposta de ensino para eletrodinâmica
Autor(es): Gomes, Reginaldo Lima
Palavras-chave: proposta de ensino
eletrodinâmica
eletricidade
Data do documento: 2022
Citação: GOMES, Reginaldo Lima. Desenvolvimento de uma proposta de ensino para eletrodinâmica. 2022. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Resumo: Praticamente tudo ao nosso redor pode ser explicado pela física, o que, por si só a torna uma disciplina de grande importância e com grande potencial para despertar o interesse dos alunos, porém, ao ingressar ao ensino médio, as aulas são, em sua maioria, excessivamente teóricas, e pouco atrativas, com grande quantidade de fórmulas e sem muitos elos que relacionam os conteúdos vistos em sala de aula ao dia-a-dia dos estudantes. Além disso, na Rede Federal de Ensino apresenta-se outro desafio: a carga-horária da disciplina de física para os alunos do terceiro ano é reduzida pela metade, passando de 80 horas no primeiro e segundo ano para 40 horas. Neste contexto, o objetivo principal desta investigação é a elaboração de uma proposta didática que envolva o resgate de conhecimentos prévios, uso de atividades experimentais, simuladores e outros recursos tecnológicos para o estudo de eletrodinâmica. Para o desenvolvimento deste trabalho reuniu-se informações teóricas e conceituais através da realização de pesquisas bibliográficas com foco no tema proposto. Dentre as teorias disponíveis, para o desenvolvimento deste trabalho fizemos uso da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que descreve como o indivíduo aprende na medida que novos conhecimentos são incorporados em suas estruturas cognitivas. As aulas aconteceram de maneira remota em função da pandemia do COVID-19, porém, podem ser adaptadas ao ensino presencial. Os alunos do terceiro ano do ensino médio foram divididos em duas turmas (grupo A e grupo B) com 28 alunos em cada. Com o grupo A foi aplicada a sequência didática proposta neste trabalho e com o grupo B seguiu-se o método usualmente utilizado pelo professor. Para o grupo A, a proposta de ensino consistiu em oito aulas ministradas via Google Meet. Observou-se com a realização deste trabalho que a aplicação da proposta de ensino favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como, possibilitou a conclusão do tema (eletrodinâmica) em um menor número de aulas, em comparação com os alunos do grupo B. Observa-se a necessidade de outros trabalhos que orientem a estruturação das práticas pedagógicas a fim aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Física.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação do Prof. Dr. Walter Trennepohl Junior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4140
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_REGINALDO_LIMA_GOMES.pdfDissertação5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.