Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4165
Título: Luta pela escola e resistência no campo: o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia.
Autor(es): Souza, Jussara Santos
Palavras-chave: Escola do campo
Eduação do campo
Reforma Agrária
Resistência
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SOUZA, J. S. Luta pela escola e resistência no campo: o caso da Escola Sílvio Rodrigues, no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
Resumo: Este artigo é fruto da pesquisa realizada no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo, tendo como foco a Escola Sílvio Rodrigues,situada no Assentamento 14 de Agosto, no município de Ariquemes, em Rondônia. O foco da pesquisa foram as relações estabelecidas entre comunidade e escola do campo ao longo de quase trinta anos, desde quando o Acampamento, organizado pelo Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, decidiu dar início ao processo de construção da escola, que acabou se tornando a primeira experiência de escola itinerante a contar com apoio institucional em Rondônia. A metodologia usada foi a pesquisa participante, que foi redimensionada pelos limites impostos pela pandemia de COVID 19, limitando-se à realização de conversas e entrevistas semi-estruturadas por meio de WhatsApp, além da própria observação da autora como integrante da comunidade em questão. O objetivo da pesquisa foi explorar a contribuição da comunidade para a construção, a permanência e a resistência da escola Silvio Rodrigues no Assentamento 14 de Agosto, bem como como o papel desta escola para a resistência dos sujeitos do campo no Assentamento 14 de Agosto. Como resultado, chegamos à conclusão de que a escola é uma forma de resistência que envolve diferentes dimensões da vida cotidiana do assentamento, desde os primeiros tempos debaixo de lona até a formação da juventude e os horizontes de futuro e permanência no campo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciada em Educação no Campo, sob a orientação da professora Dra. Renata da Silva Nobrega.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4165
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.