Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4217
Título: História em quadrinhos como recurso didático para o ensino da física no ensino fundamental: As forças fundamentais da natureza
Autor(es): Tallevi, Gisele de Oliveira
Palavras-chave: Forças da Natureza
Ensino de Física
História em Quadrinhos
Super-Heróis
Data do documento: 2022
Citação: TALLEVI, Gisele de Oliveira. História em quadrinhos como recurso didático para o ensino da física no ensino fundamental: As forças fundamentais da natureza. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Resumo: Pensando na dificuldade dos alunos brasileiros no aprendizado de disciplinas das exatas, onde a média geral de notas é sempre abaixo do mínimo exigido para aprovação, surge a necessidade de se inovar os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula com vistas a melhorar o aprendizado dos estudantes. Deste modo, busca-se nesta pesquisa oportunizar um aprendizado mais dinâmico e associado à vivência dos educandos. Para isso, é importante o uso de recursos didáticos que favoreçam o intercâmbio entre o cotidiano do aluno e os conteúdos de Física. A história em quadrinhos (HQ) pode contribuir para o ensino de física, pois cria um ambiente de ensino amistoso e atraente para quem precisa aprender. O projeto desenvolveu uma HQ estruturada sobre os conteúdos de Física básica (Forças Gravitacional, Eletromagnética e Nuclear), criando três personagens principais (Isaac, Max e Maria), que são dotados de superpoderes relacionados às forças fundamentais da Natureza, envolvendo o aluno no enredo da narrativa. Intitulada "Academia do Trovão", a história se fundamenta pela teoria de modelos mentais de Johnson-Laird e pretende apresentar uma opção de ensino mais eficiente a estudantes na disciplina de Física. Um dos objetivos desta pesquisa era também determinar se a criação de modelos mentais por meio das imagens e enredo da história em quadrinho favorece o aprendizado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional de Física e, submetido ao Departamento do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Mestre em ensino de física, sob a orientação do Professor Dr. Ricardo de Sousa Costa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4217
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GISELE_DE_OLIVEIRA_TALLEVI.pdfDissertação29,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.