Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4223
Título: O filme Radioactive como recurso didático: uma proposta de análise com base na pedagogia cultural.
Autor(es): Celestino, Angela da Silva
Palavras-chave: Educação-Midiática;
Filme;
Ensino de Ciências.
Data do documento: 2023
Citação: CELESTINO, A. S. O filme Radioactive como recurso didático: uma proposta de análise com base na pedagogia cultural. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da Professora Drª. Luciana Soares da Cruz.
Resumo: A sociedade contemporânea está cada vez mais conectada às tecnologias midiáticas digitais, artefatos presentes no cotidiano, que ocasionam repercussões no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, essas representações midiáticas não apenas proporcionam diversão, elas estabelecem significados, comportamentos, como também influenciam as identidades. Considera-se que todo esse impacto afeta não apenas a educação, mas também o processo de desenvolvimento integral e formação social dos alunos. Assim, abre um leque para novos materiais a serem aplicados no ensino e aprendizagem. Guiada por esse entendimento, esta pesquisa objetiva analisar as contribuições pedagógicas existentes no filme Radioactive a fim de ser utilizado como recurso didático nas aulas de Ciências para o Ensino Médio, com base nos estudos da pedagogia cultural. Esta pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, se insere em uma etapa descritiva sob o viés da análise crítica da pedagogia cultural, e embasada em: Correia et al. (2022); Ferreira e Genovese (2022); Takara (2021); Setton (2021); Ibarra; Ramos; Oliveira (2021); Reznik; Massarani e Moreira (2019); Santos (2018); Mozzer e Justi (2018); Ghiraldi (2018); Hall (2016); Vieira et al. (2016); Camazzoto (2015); Silva e Ribeiro (2014); Pugliese (2014); Onishi (2014); Santos (2013); Escosteguy (2010); Teruya (2009); Pozo; Crespo (2009); Aumont; Marie (2004); Kellner (2001); Schiebinger (2001); Fischer (1997). Para a coleta de dados, foi estabelecido o estudo do filme do tipo biográfico ficcional “Radioactive” que se propõe a narrar a vida e a trajetória da cientista Marie Curie. A análise de dados foi conduzida por conceitos como mídias, ensino-aprendizagem, representação e identidades, bem como os conceitos de cultura da mídia de Kellner (2001). A pesquisa buscou responder à seguinte questão: O estudo do filme Radioactive, a ser utilizado como didático com ênfase na pedagogia cultural de modo a contribuir para assimilação de conteúdos científicos em especial os de Ciências, de que modo pode ser utilizado para ajudar no processo ensino-aprendizagem, construção, interpretação crítica e apropriação desses conceitos científicos, acompanhando a atualidade tecnológica digital em que vivemos? Na análise da obra percebe-se que os discursos repercutem o papel da mulher na ciência, a partir das relações sociais de professora, pesquisadora e também o comportamento afetivo, reafirmando a construção da cientista, contexto histórico e científico vivido por Marie, suas perspectivas e os desafios enfrentados. Esta pesquisa possibilita a ampliação do espaço de sala para possibilitar ao aluno entender o filme, a partir de sua percepção de mundo, promovendo uma inserção de novas culturas, o pensamento crítico, construção de conhecimento e formação social dos estudantes, enriquecendo os olhares para a toda a ciência.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Rolim de Moura, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação da Professora Drª. Luciana Soares da Cruz.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4223
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O filme Radioactive como recurso didático, uma proposta de análise com base na pedagogia cultural..pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.