Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4229
Título: Utilização de Sequência didática como objeto de aprendizagem instrutiva no ensino das leis da termodinâmica
Autor(es): Pereira, Rodrigo Santos
Palavras-chave: Física
Termodinâmica
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2023
Citação: PEREIRA, Rodrigo Santos. Utilização de Sequência didática como objeto de aprendizagem instrutiva no ensino das leis da termodinâmica. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.
Resumo: O presente trabalho de dissertação versa sobre a aplicação de uma sequência didática como objeto de aprendizagem instrutivo para o ensino das leis da termodinâmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa que aborda a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, onde serão enfatizados, na fundamentação teórica, os aspectos relacionados aos subsunçores, ancoragem, dentre outros. Também discorrerá sobre como o uso das Tecnologias de Informação (TICs) podem contribuir para a flexibilização do ensino de Física. O referencial teórico igualmente expõe as leis da termodinâmica, realçando os conceitos e deduções matemáticas que apresentam as leis. O desenvolvimento e aplicação do produto educacional constituem a parte final da dissertação. Ele é composto de simulações do software Vascak, envolvendo as leis da termodinâmica, um jogo de cartas, um quiz e videoaulas, todos voltados à termodinâmica. O produto educacional foi aplicado para duas turmas da primeira série do ensino médio, sendo executado por meio da plataforma de videoconferência do Google Meet, em virtude da pandemia do Coronavírus. Nos resultados da aplicação desta sequência didática foi observado que os alunos não tinham conhecimento sobre termodinâmica, isto é, o conteúdo foi novo para eles, por ser aplicado em uma turma de 1º ano o que por sua vez, trouxe significado quanto a forma como foi ensinado, levando-os a refletirem sobre o papel da termodinâmica no dia a dia. A partir da execução desse trabalho, ficou descrito pela análise das respostas dos alunos que o processo de desenvolvimento deste produto educacional, pode ser muito mais participativo e envolvente quando se é feito o uso de métodos em que o aluno possa interagir e ser o protagonista de sua própria aprendizagem.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Queila da Silva Ferreira e coorientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Silva Leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4229
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_RODRIGO_SANTOS_PEREIRA.pdfDissertação2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.