Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4237
Título: Aulas laboratoriais de biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia.
Autor(es): Souza, Ana Ribeiro de
Palavras-chave: Docência;
Estratégias;
Realidade;
Sistema.
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, A. R. Aulas laboratoriais de biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
Resumo: O processo educacional tem sido pautado em diversas metodologias a fim de auxiliar na compreensão dos temas abordados em sala de aula. Dentro da Biologia a necessidade de inovação é constante. Assim, a presente dissertação abordou o tema: aulas laboratoriais de Biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia. A pesquisa teve como objetivo conhecer os diferentes métodos de ensino utilizados em escolas públicas de Ensino Médio do município de Cacoal e perceber o que os professores e alunos dialogam sobre a importância das aulas práticas ao ensino de Biologia. Para tanto, foi realizada a aplicação de questionários a sete professores que lecionavam a disciplina de Biologia e setenta e sete alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio de quatro escolas da rede estadual de ensino do município. Nesses questionários, os participantes responderam a perguntas abertas e fechadas, envolvendo dados sociais, formação, utilização e importância das aulas práticas de Biologia, bem como sugestões para melhoria do ensino. A pesquisa permitiu perceber o modelo de funcionamento das escolas, a frequência de utilização de aulas práticas e os motivos pelas quais alguns professores não realizam. Nesta circunstância, foi possível perceber com a análise dos dados a importância da utilização de diversas metodologias e as dificuldades em se mudar as estratégias de ensino, devido à falta de espaços adequados, equipamentos e formação na área de conhecimento. O aprimoramento dos métodos em sala de aula possibilita que o conhecimento possa alcançar um percentual maior de alunos, fazendo com que percebam e os utilizem no cotidiano.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4237
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas laboratoriais de biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia..pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.