Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4237
Title: Aulas laboratoriais de biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia.
Authors: Souza, Ana Ribeiro de
Keywords: Docência;
Estratégias;
Realidade;
Sistema.
Issue Date: 2023
Citation: SOUZA, A. R. Aulas laboratoriais de biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
Abstract: O processo educacional tem sido pautado em diversas metodologias a fim de auxiliar na compreensão dos temas abordados em sala de aula. Dentro da Biologia a necessidade de inovação é constante. Assim, a presente dissertação abordou o tema: aulas laboratoriais de Biologia em escolas públicas no município de Cacoal, Rondônia. A pesquisa teve como objetivo conhecer os diferentes métodos de ensino utilizados em escolas públicas de Ensino Médio do município de Cacoal e perceber o que os professores e alunos dialogam sobre a importância das aulas práticas ao ensino de Biologia. Para tanto, foi realizada a aplicação de questionários a sete professores que lecionavam a disciplina de Biologia e setenta e sete alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio de quatro escolas da rede estadual de ensino do município. Nesses questionários, os participantes responderam a perguntas abertas e fechadas, envolvendo dados sociais, formação, utilização e importância das aulas práticas de Biologia, bem como sugestões para melhoria do ensino. A pesquisa permitiu perceber o modelo de funcionamento das escolas, a frequência de utilização de aulas práticas e os motivos pelas quais alguns professores não realizam. Nesta circunstância, foi possível perceber com a análise dos dados a importância da utilização de diversas metodologias e as dificuldades em se mudar as estratégias de ensino, devido à falta de espaços adequados, equipamentos e formação na área de conhecimento. O aprimoramento dos métodos em sala de aula possibilita que o conhecimento possa alcançar um percentual maior de alunos, fazendo com que percebam e os utilizem no cotidiano.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza-PGECN, como pré-requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências da Natureza, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4237
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ensino em Ciências da Natureza (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.