Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250
Título: História da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visual
Autor(es): Santos, Adriana Cardoso do Nascimento dos
Peña, Liane Forero
Palavras-chave: Educação de Surdos
Cultura Surda
Pedagogia Surda
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Adriana Cardoso do Nascimento dos, PEÑA, Liane Forero. História da educação de surdos: em busca de uma pedagogia visual. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre a história da educação de surdos e identifica os elementos educacionais por meio da sua história cultural de contatos entre surdos e ouvintes, proporcionando sugestões acerca da prática de ensino escolar para crianças surdas. O estudo teve como objetivo geral um levantamento bibliográfico sobre a educação de surdos em todos os períodos da história. Os objetivos específicos pontuamos características sociais e culturais que contribuem para a reflexão sobre a educação de surdos valorizando as perspectivas de bibliografias produzidas por pessoas surdas. As considerações finais ressaltam que a pedagogia surda é uma modalidade de ensino em que o aluno surdo é um sujeito que motiva a partir de suas experiências visuais e da língua gestual novas abordagens e diálogos entre professor e aluno para construção de um espaço educacional bilíngue.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4250
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA CARDOSO E LIANE FORERO.pdf932,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.