Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4256
Título: Um estudo sobre as concepções de ensino religioso no referencial curricular - 2020 do Estado de Rondônia
Autor(es): Teixeira, Iris Ricardo de Lima
Palavras-chave: Educação religiosa
Concepções de Ensino Religioso
Referencial Curricular
Data do documento: 2021
Citação: TEIXEIRA, Iris Ricardo de Lima. Um estudo sobre as concepções de ensino religioso no referencial curricular - 2020 do Estado de Rondônia.41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O presente estudo trata do Ensino Religioso no currículo escolar do Ensino Fundamental, foi desenvolvido com o objetivo de identificar e registrar concepções de Ensino Religioso presente no Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Para viabilizar o objetivo da pesquisa, traça um breve percurso do Ensino Religioso no Brasil; apresenta algumas concepções e Educação Religiosa e Ensino Religioso; faz uma breve descrição do Ensino Religioso no currículo escolar; caracteriza o Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020; analisa o tratamento do Ensino Religioso no texto do Referencial Curricular do Estado de Rondônia – 2020, enfocando o seu conceito, estrutura e função educacional; objetivos da área, competências e habilidades a serem trabalhadas. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva na modalidade bibliográfica que utilizou a análise documental como técnica de coleta. A base teórica esta ancorada em estudos de JUNQUEIRA, (2002, 2011); PASSOS, (2007), RCERO, (2018), FREIRE, (2007) e outros. Os dados coletados foram analisados à luz do referencial teórico que embasam esta investigação, seguindo procedimentos norteadores do método de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o Ensino Religioso no Brasil foi tradicionalmente modelado pelos modelos confessional, interconfessional e a partir do final da década de 1990, se iniciou movimentos em favor de um Ensino Religioso voltado ao estudo dos fenômenos religiosos, a partir de bases éticas e científicas. Com o advento da BNCC em 2017, esta proposta ganha força e passa compor o rol das orientações oficiais para a prática pedagógica desta área do saber em âmbito nacional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4256
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRIS RICARDO.pdf408,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.