Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257
Título: A (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positiva
Autor(es): Paixão, Kelma Viana
Fernandes, Meuryane da Costa
Palavras-chave: Indisciplina
Disciplina Positiva
Escola
Data do documento: 2021
Citação: PAIXÃO, Kelma Viana, FERNANDES, Meuryane da Costa. A (in)disciplina na escola no enfoque da disciplina positiva. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: A indisciplina das crianças tem estado no centro das discussões escolares e da educação, sendo abordada como um dos principais problemas e desafios que afligem os professores e a gestão escolar. Neste sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, teve como objetivo discutir a respeito da (in)disciplina na escola, nos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da Disciplina Positiva. De um modo geral, frente aos comportamentos indisciplinares da criança há uma tendência de se pensar e agir a partir de dois extremos: a punição e a permissividade. Aqueles que pensam que a punição é válida, geralmente são movidas por crenças que os levam a acreditar ser a permissividade, a única alternativa. Logo, aqueles que não acreditam na punição, geralmente vão para o extremo oposto e tendem a se tornarem permissivos. Tais modelos têm causado prejuízos no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da autoestima da criança. Opondo-se a crenças e padrões educativos punitivos, de controle excessivo e permissividade, a Disciplina Positiva trata-se de uma abordagem teórica e prática com diretrizes educativas que fomentam valores como: respeito mútuo; gentileza-firmeza; diálogo; empatia; cooperação; autorresponsabilidade; encorajamento e; resolução de problemas. Destarte, o enfretamento da indisciplina na escola requer uma compreensão clara das suas causas e fatores, bem como o uso de métodos e ferramentas educativas eficazes que norteiem a prática do professor, as suas relações com o aluno e formentem o pleno desenvolvimento da criança, da sua autonomia e do seu caráter.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4257
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelma e Meuryane da Costa.pdf250,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.