Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271
Título: Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Xavier, Angelita Barreto
Vales, Daiane Lopes
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Contextos-texto
Data do documento: 2020
Citação: XAVIER, Angelita Barreto, VALES, Daiane Lopes. Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem . 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: No artigo “Alfabetização da Leitura de Contextos-Textos Matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem”, objetivamos compreender como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi orientado pelo problema da pesquisa: como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? De janeiro a setembro de 2020, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica e de campo. Esta pesquisa foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da investigação: dois docentes de duas escolas públicas municipais de Guajará-Mirim/RO. As informações foram analisadas à luz das matrizes teóricas (AFONSO, s/d; AVILA e SILVA, 2013; CHASSOT, 2003; DANYLUK,1991; FREIRE, 2005, 2006 e 2014; KRAMER, 2001; MACEDO, 2015; MIZUKAMI, 1986), que orientaram a elaboração do presente trabalho acadêmico. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem são construídos no interior dos ambientes escolares e não escolares, das práticas ampliadas de reflexão, interpretação, crítica, apreensão e articulação dos conteúdos cotidianos e conteúdos matemáticos, realizadas pelos alunos, mediada pela práxis dos professores, orientados pela alfabetização científica Interdisciplinar de leitura.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELITA E DAIANE.pdf429,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.