Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283
Título: Programa de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem.
Autor(es): Freitas, Auriana Ponhes de
Araújo, Ivane Mendes de
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica
Ensino Aprendizagem
Alfabetização
Data do documento: 2021
Citação: FREITAS, Auriana Ponhes de. ARAÚJO, Ivane Mendes de. Programa de Residência Pedagógica: a utilização de recursos didático - pedagógicos como facilitadores de aprendizagem. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: A pesquisa realizada para este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo destacar aos futuros pedagogos a importante contribuição de termos aplicado recursos didáticos pedagógicos como facilitadores no processo de ensino aprendizagem para alunos do 2º ano do ensino fundamental em Guajará Mirim, durante 18 meses. Para a mesma, foi realizada uma pesquisa de campo enquanto participávamos do estágio obrigatório em docência vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP), através da Universidade Federal de Rondônia, campus Jorge Vassilakis – Guajará Mirim e a Secretaria Municipal de Educação, de natureza qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados a técnica de observação direta. Destacamos alguns autores que deram suporte a nossa pesquisa bibliográfica: Freire (1982), Ferreiro e Teberosky (1985), Souza (2007), Wallon (1968), Vygotsky (1998) dentre outros que se fazem presentes durante o trabalho. Após a análise dos dados identificamos que as contribuições do PRP, no período de imersão como residentes atuando na educação básica foi possível conhecer na prática a realidade de uma sala de aula, em especial da rede pública municipal, onde as dificuldades são bastante acentuadas e diversificadas, porém, conseguimos vivenciar uma experiência diferente de todas as vividas no decorrer do curso. Com essa experiência podemos observar que as atividades práticas se fazem necessário logo nos primeiros períodos, e que todos discentes em licenciaturas possam ter esse privilégio. A constituição deste trabalho ficou claro o quão é importante para a prática docente a articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4283
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AURIANE E IVANE_vedado (1).pdf830,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.