Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4292
Título: Alfabetização em tempos de pandemia: uma revisão de literatura
Autor(es): Tirina, Elizete Santos
Palavras-chave: Alfabetização
Pandemia
Ensino remoto
Data do documento: 2022
Citação: TIRINA, Elizete Santos. Alfabetização em tempos de pandemia: uma revisão de literatura. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que explorou referenciais teóricos sobre alfabetização no cenário da pandemia da Covid-19, vivido no ano de 2020/2021, o que veio, então, impactar o trabalho do professor. Este trabalho tem por objetivo expor estudos de experiências de práticas de leitura e escrita durante a pandemia. Devido ao isolamento social em virtude da pandemia do novo Coronavírus, o ensino remoto se tornou uma opção para que o processo de educação escolar não fosse interrompido. As disciplinas e conteúdos foram mantidos e aplicados através de videoaulas e atividades disponibilizadas por plataformas on-line.Foram realizadas leituras exploratórias em 83 trabalhos, com a mesma temática Dessa maneira, selecionamos 5 artigos que farão parte do presente trabalho junto com obras completas de autores renomados, no que se trata do campo da alfabetização e letramento na esfera nacional brasileira. No entanto, nem todos os alunos conseguiram acompanhar essa nova modalidade de ensino e suas novidades, pois muitos alunos não tinham um dispositivo eletrônico. As consequências dos novos métodos aplicados podem se dar desde a saúde mental dos alunos, passando pela alimentação, e as condições do aprendizado, pois muito se perdeu e pouco se avaliou sobre as formas de seguir o novo método. O ensino remoto, então utilizado como alternativa para dar continuidade e o funcionamento das aulas durante a pandemia, no que se refere à leitura, tem sido trabalhado com menos veemência e de maneira alternativa, o que evidencia a necessidade de ações paralelas para que a leitura não seja deixada em segundo plano, comprometendo a formação de leitores e o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4292
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZETE SANTOS.pdf232,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.