Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4305
Título: | Aspectos teóricos e práticos do processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA |
Autor(es): | Assunção, Luana Leite de Coelho, Rosa Maria Leite |
Palavras-chave: | Alfabetização Transtorno Espectro Autista Aspectos didáticos-pedagógicos |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | ASSUNÇÃO, Luana Leite de, COELHO, Rosa Maria de. Aspectos teóricos e práticos do processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022 |
Resumo: | O presente artigo aborda sobre alfabetização das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA com o objetivo de destacar aspectos teóricos e práticos que devem ser observados e seguidos por professores, escola e família no processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA. Neste sentido caracteriza o TEA, faz breves abordagens sobre o processo de alfabetização, destacando as suas especificidades na perspectiva das crianças com TEA, por fim, destaca os aspectos que devem ser observados na alfabetização escolar de crianças autistas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória do tipo bibliográfica, realizada no período de fevereiro a novembro de 2022. A base teórica esta ancorada em estudos Serra (2018), Capovilla (2020), Soares (2011), Muniz (2013), Marcondes (2014) e outros, além de produções acadêmicas recentes, como artigos científicos, monografia e dissertações. O acervo bibliográfico selecionado ofereceu suporte para a construção do referencial teórico da pesquisa e análise qualitativa dos dados. Os resultados demonstram que cerca de 10% da população mundial é acometida, em menor ou maior grau, por este transtorno; que do ponto vista da aprendizagem, professores, escola e família de modo geral, não estão aptos a lidar com essa realidade, contribuindo para insucesso escolar e social da crianças autistas. Foi possível concluir que o êxito da alfabetização está diretamente atrelado à utilização de metodologias e práticas que considerem e respeitem à condição da criança com TEA e os ritmos e velocidade de aprendizagem de cada uma, individualmente. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4305 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA E ROSA MARIA.pdf | 223,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.