Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4306
Título: Estágio supervisionado: relatos de um estagiário do curso de pedagogia na Universidade Federal de Rondônia do Campus de Guajará-Mirim-RO
Autor(es): Zeed, Rodrigo Lins de Oliveira
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Equipe gestora
Docência
Data do documento: 2017
Citação: ZEED, Rodrigo Lins de Oliveira. Estágio supervisionado: relatos de um estagiário do curso de pedagogia na Universidade Federal de Rondônia do Campus de Guajará-Mirim-RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Resumo: A formação do pedagogo exige o desenvolvimento dos saberes teóricos e práticos para o bom desempenho do seu ofício docente. Acreditamos que o Estágio Supervisionado é o momento de aprender a articular a indissociabilidade entre teoria e prática. Este artigo objetivou registrar e analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Observação e Participação, o primeiro contato com a realidade escolar. O estudo foi realizado a partir das cinco dimensões de estágio: Estrutura Física, Gestão, Supervisão, Orientação e Docência. A pesquisa embasou-se nos aportes teóricos de: Rangel (1999); Luck (2005); Pimenta e Lima (2011); Almeida e Pimenta (2014); e outros. A metodologia foi qualitativa, descritiva de estudo documental, foi desenvolvida no município de Guajará-Mirim (RO).Os resultados da pesquisa evidenciaram várias experiências que se destacaram durante o Estágio Supervisionado em Observação e Participação no processo de formação do pedagogo, a partir das cinco dimensões que foram observadas e analisadas o que nos permitiu refletir sobre à construção do conhecimento a respeito do fenômeno educativo que se revela por meio de atividades e ações pedagógicas ligadas ao ensinar e ao aprendera a prática docente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4306
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO LINS.pdf449,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.