Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4338
Título: Análise da gestão contábil de um condomínio de alto padrão em Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Barros, Ely Ianka Moraes
Parmelo, Francisco Júnior da Silva
Palavras-chave: Condomínio
Contabilidade
Gestão
Data do documento: 2023
Citação: BARROS, Ely Ianka Moraes; PARMELO, Francisco Júnior da Silva. Análise da gestão contábil de um condomínio de alto padrão em Porto Velho - Rondônia. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Os condomínios estão cada vez mais estruturados e oferecendo mais conforto e segurança, ampliando a demanda por esse tipo de moradia no Brasil, crescendo assim a necessidade de uma gestão qualificada para administrar os recursos financeiros representativos que são financiados pelos condôminos. O objetivo geral desta pesquisa é verificar as informações contábeis e legais que o gestor de condomínio residencial deve conhecer para realizar uma gestão competente e gerar uma prestação de conta adequada. A presente pesquisa se classifica quanto aos seus objetivos como descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, método do Estudo de Caso único o qual analisou a gestão contábil em condomínio de alto padrão na cidade de Porto Velho-RO. Para a coleta de dados utilizou da pesquisa documental analisando as demonstrações financeiras de 2021 e 2022. Com o resultado notamos que o condomínio realiza uma gestão compartilhada, ou seja, alia a figura do síndico com um apoio contábil de uma secretária. Embora o condomínio seja classificado como uma empresa sem fins lucrativos, considerando as implicações da copropriedade de qualquer negócio, seus relatórios seguem os princípios básicos dos relatório contábil. Conclui que os gestores não utilizam as informações contábeis para a tomada de decisão se atendo as suas perspectivas de melhoria sendo indicado uma maior governança por parte do condôminos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4338
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - gestão de condomínio.pdf470,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.