Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4534
Título: Ciências da natureza e os processos de alfabetização e letramento científico: as concepções dos professores do ensino fundamental de unidades escolares do município de Porto Velho-RO
Autor(es): Santos, Priscila Brenha Abreu dos
Palavras-chave: Educação científica
Ensino de ciências da natureza
Alfabetização científica
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Priscila Brenha Abreu dos. Ciências da natureza e os processos de alfabetização e letramento científico: as concepções dos professores do ensino fundamental de unidades escolares do município de Porto Velho-RO. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A educação científica é relevante para o atendimento das necessidades e oportunidades apresentadas ao indivíduo a cada momento, além de proporcionar, através da educação social e ambiental, a exploração e o entendimento do que existe ao redor, nas diferentes dimensões: humana, social e cultural. Tomando como referência o pressuposto e considerando a importância da etapa dos anos iniciais na educação básica, no que concerne à alfabetização e ao letramento científico, este trabalho foi norteado pela seguinte questão problematizadora: em que consistem as concepções de alfabetização e letramento científico apresentadas por professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em unidades escolares de Porto Velho RO? Na busca de resposta para esse questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar as concepções de alfabetização e letramento científico apresentadas por professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, em duas unidades escolares de Porto Velho-RO. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, por meio do Parecer nº 5.449.221, em 05 de junho de 2022. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, desenvolvida em duas fases: uma documental e uma empírica. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores que atuam na referida etapa de escolarização. Os dados foram organizados em três categorias de análise criadas a priori e em consonância com as questões levantadas na investigação. Os resultados evidenciam que: os professores concebem a alfabetização e o letramento científico como algo desafiador; quando são questionados sobre o tema, apresentam dificuldades de materializar conceitos; entretanto, quando descrevem suas rotinas pedagógicas, demonstram comprometimento em não ser apenas meros reprodutores de conteúdo e se preocupam com a formação de sujeitos plurais, atuantes e conscientes do seu lugar na sociedade. Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento da alfabetização e do letramento científico tem significativa relevância na formação cidadã dos alunos, posto que a apropriação de conhecimentos científicos possibilita a leitura do mundo, bem como a identificação da aplicação da ciência no cotidiano, beneficiando as pessoas, a sociedade e o meio ambiente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4534
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - PRISCILA BRENHA ABREU DOS SANTOS.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.