Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4545
Título: Bilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surda
Autor(es): SOUZA, Gleisse Crespo Vaca
TAVARES, Leila Saavedra da Silva
Palavras-chave: Educação Bilíngue
Cultura surda
Língua brasileira de sinais
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Gleisse Crespo Vaca; TAVARES, Leila Saavedra da Silva. Bilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender a educação bilíngue para surdos partindo da visão da história cultural praticada por Strobel (2015), Perlin (2015) e Moura (2018), da história dos surdos e da educação de surdos Lodi (2021) na perspectivas de literaturas produzidas por surdos e ouvintes e das legislações específicas sobre a Libras e especificamente sobre a educação bilíngue para surdos. Os objetivos específicos consistem em identificar entre os autores surdos e ouvintes propostas para a educação de surdos e confirmar se existem condições de que ambas as teóricas se complementam fortalecendo o vínculo entre as duas culturas e as condições de assegurar a interculturalidade entre as culturas surda e ouvinte. A metodologia consiste em fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema entre autores surdos e ouvintes para produção de dados. Concluímos a pesquisa identificando que dentro de uma pedagogia para valorização da cultura surda tanto autores surdos quanto os ouvintes concordam que a Libras se constitui como primeira língua para os surdos e a língua portuguesa é a segunda língua para os surdos e esta precisa ser ensinada em um ambiente bilíngue pois na inclusão ela perde sua característica de segunda língua porque é priorizada a necessidade de os alunos ouvintes aprenderem como primeira língua. Outra questão é que foi identificada uma proposta para o ensino de L2 para surdos Brasil (2021) e as competências e habilidades que o professor bilíngue precisa ter para atuar nesse espaço. Também percebemos que existe ainda a necessidade de que sejam criadas propostas também para o ensino de outras disciplinas para surdos como a matemática, ciências etc.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4545
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GLEISSE E LEILA.pdf9,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.