Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4546
Título: A importância das interações sociais na formação humana: uma análise a partir dos mapas mentais
Autor(es): FREITAS, Geise Natália Rodrigues de
Palavras-chave: Educação
Formação humana
Mapas mentais
Data do documento: 2023
Citação: FREITAS, Geise Natália Rodrigues de. A importância das interações sociais na formação humana: uma análise a partir dos mapas mentais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: No Brasil, a educação dos cidadãos que não conseguiram completar o ensino básico em idade adequada, está contemplada na modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos. Todavia geralmente, tal educação está restrita ao objetivo de capacitar as pessoas para inserção ao mercado de trabalho. Porém, a partir da Psicologia Histórico-cultural percebemos que as interações envolvem não apenas as relações sociais que estabelece com outros indivíduos, mas também as práticas culturais que lhe são apresentadas. Portanto, este trabalho se estruturou nos seguintes questionamentos: a) Como a falta de acesso a escola pode afetar a vida do sujeito? b) Quais os motivos preponderantes que não permitiram o acesso a escola nas idades adequadas? A presente pesquisa se caracteriza como estudo de caso, uma vez que analisou o contexto de uma participante de 75 anos de idade, natural do município de Guajará-Mirim/ RO que não completou a educação básica. Para tanto, utilizou-se o aporte teórico-metodológico da aplicação de mapas mentais, proposto pela pesquisadora Dra. Salete Kozel. Por fim, podemos inferir que, o fato de não ter tido acesso à escola, a Educação não esteve ausente em sua formação, pois conforme afirmam Rodrigues (2001) e Alves (2016), a educação independe dos espaços na qual acontece e pode ser exercida por outros membros do meio social em que o sujeito está inserido. Portando percebemos que, educação não ocorre apenas nos espaços formais, como das escolas, mais inicia-se dentro do seio familiar e se estende perante as interações do sujeito com o meio em que está inserido.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4546
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GEISE NATÁLIA.pdf373,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.