Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4591
Título: Subjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-cultural
Autor(es): SILVA, Érika Oliveira da
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Subjetividade
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Érika Oliveira da. Subjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-cultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo geral identificar perspectivas da Teoria Histórico-Cultural que possam contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem, com ênfase nos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano. Constituiu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural relativos ao ensino e à aprendizagem escolar; e considerar possibilidades teórico metodológicas da Teoria Histórico-Cultural como contribuição para o ensino e aprendizagem, especialmente no que tange aos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano em suas máximas potencialidades. O estudo teve como principal referência teórico-metodológica a perspectiva histórico-cultural. Como resultados, confirmamos a hipótese de que esse referencial dispõe de subsídios capazes de favorecer a qualidade do ensino e da aprendizagem escolar quando são valorizados os aspectos subjetivos do ser humano, conduzindo-o para o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas superiores. Nesse sentido, o professor constitui-se como principal instrumento nas organizações e estratégias metodológicas, norteando o indivíduo para o seu desenvolvimento intelectual, ligando os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais, dentro de uma ação sistemática e intencional, conforme propõe a Teoria Histórico-Cultural.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4591
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf426,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.