Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4594
Título: Considerações sobre a comparação dos alfabetos do português brasileiro e o romeno
Autor(es): BRITO, Thélio Oliveira
Palavras-chave: Romeno
Português
Alfabeto
Data do documento: 2023
Citação: BRITO, Thélio Oliveira. Considerações sobre a comparação dos alfabetos do português brasileiro e o romeno. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente trabalho projeta uma breve análise comparativa entre os idiomas que fazem parte da mesma família do latim: o romeno e o português. Essas línguas estão ligadas por serem línguas filhas do latim, possuindo algumas diferenças, algumas das quais serão discutidas nesse artigo. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico. As fontes que embasaram o estudo foram Gönczöl-Davies (2008), uma gramática do romeno, Deslauriers (1991), que instruiu a pesquisa qualitativa e Marconi e Lakatos (1992), que ajudou a conduzir toda a metodologia. A pesquisa tem como foco verificar as similaridades e diferenças das línguas, comparando-as entre elas a partir da aplicação do método comparativo, utilizado em estudos de grupos de línguas genealogicamente afins (BASSETTO, 2001) e com apoio dos estudos fonético-fonológicos de Silva (2017). Diante disso, podemos examinar a evolução, e, consequentemente, a formação da língua portuguesa brasileira. Para tal propósito, examinamos a história da língua romena e a história do português brasileiro. Faremos uma breve análise de certas palavras dos alfabetos de ambas para que possamos demonstrar suas diferenças e semelhanças.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4594
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thélio.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.