Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4642
Título: Discutindo afetividade no processo ensino aprendizado: uma revisão de literatura
Autor(es): PESSOA, Maria Eliane de Jesus Santos
Palavras-chave: Educação
Ensino
Afetividade
Data do documento: 2020
Citação: PESSOA, Maria Eliane de Jesus Santos. Discutindo afetividade no processo ensino aprendizado: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem. Objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referência sobre a afetividade no processo de aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Metodologia: este estudo é uma revisão de literatura onde foi realizado uma busca com os descritores: educação, ensino e afetividade nos bancos de dados Portal Capes, Scielo e google acadêmico, foram selecionados os artigos mais relevantes sobre o tema estudado, também fizeram parte dessa revisão literaturas tradicionais da formação pedagógica. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade está presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Sendo que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Foi possível constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4642
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo Maria Eliane.pdf703,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.