Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4672
Título: Representações sociais de escola, casa e rua compartilhadas por um grupo de crianças da cidade de Ji-Paraná/Rondônia
Autor(es): Santos, Vagner Magalhães dos
Palavras-chave: Representações Sociais
Escola
Casa
Rua
Crianças
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Vagner Magalhães dos. Representações sociais de escola, casa e rua compartilhadas por um grupo de crianças da cidade de Ji-Paraná/Rondônia. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o significado atribuído por um grupo de crianças, entre 8 e 10 anos de idade, a respeito das palavras escola, casa e rua, com a intenção de compreender o modo como a leitura destes espaços influenciam na formação cívica e social dos mesmos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Ji-Paraná/RO, que atente o público do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e contou com a participação de 13 crianças. A fundamentação teórica é pautada em Moscovici (1978; 2015), Vignaux (2015), Corsaro (2009; 2011), Duveen (2013), Faar (2013), Jodelet (2015), Andrade, Souza e Seidmann (2019), Qvortrup (2014) e Vigotski (2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como metodologia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para produção das informações foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a produção de desenhos. A análise das informações produzidas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), e a análise dos desenhos foi de acordo com os apontamentos de Gobbi (2002; 2009). Os registros gerados no momento da observação evidenciaram como as crianças compartilham ideias e discursos disseminados pelos adultos e meios de comunicação da sociedade. Bem como, também reproduzem, significam e ressignificam nas suas relações e conversações. As conversas entre pares apresentaram como pauta questões de gênero em conjunto a sexualidade, além de questões envolvendo política partidária e preço de produtos. A partir da análise das informações produzidas nas entrevistas foram identificados dois Núcleos de Significação, 1) A vivência da criança no espaço privado e 2) A vivência da criança no espaço público. No núcleo A vivência da criança no espaço privado, a pesquisa resultou na identificação da predominância da representação social do espaço casa como moradia, além de troca de afeto e segurança com os que ali vivem. Porém também foi mencionado, com menos incidência o sentimento de solidão e de se sentirem trancadas. Já no núcleo A vivência da criança no espaço público, a representação social de escola enquanto espaço de aprender/estudar, além de temas complementares como de preparo para o mercado de trabalho e espaço de socialização. Já o termo rua foi representado pelas crianças como espaço de tráfego de veículos e pessoas, demarcado pela insegurança e medo. De forma complementar, a análise dos desenhos referentes ao espaço casa evidencia a ausência de pessoas. Por outro lado, os desenhos dos espaços escola e rua foram representados como locais de encontro com o outro que favorecem o compartilhamento de experiências coletivas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação Profª Dra. Naiara dos Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4672
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vagner_Magalhães.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.