Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4673
Título: Uma análise sobre o desempenho de estudantes cotistas e da ampla concorrência do curso de licenciatura em pedagogia da UNIR Campus Ji-Paraná das turmas de 2019/1 e 2020/1
Autor(es): Neponuceno, Arnaldo Gonçalves
Palavras-chave: Cotistas/Ampla Concorrência
Ensino Superior
Educação
Universidade Pública
Data do documento: 2023
Citação: NEPONUCENO, Arnaldo Gonçalves. Uma análise sobre o desempenho de estudantes cotistas e da ampla concorrência do curso de licenciatura em pedagogia da UNIR Campus Ji-Paraná das turmas de 2019/1 e 2020/1. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.
Resumo: A presente monografia teve como objetivo analisar o percurso de alunos cotistas e alunos de ampla concorrência, do curso de licenciatura em pedagogia, ingressantes nos anos de 2019/1 e 2020/1 na Fundação Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná. Apresenta também uma análise comparando os dados de matriculados, evadidos e frequentes do período que do semestre de 2019/1 até 2021/1. A fundamentação teórica é pautada em, Fernandes (1978), Hernandez (2017), Moehlecke (2002), Oliven (2007), Brasil (2012), Anjos (2013), Cellard (2008), Lakatos e Marconi (2003). O percurso metodológico se deu por meio de uma pesquisa documental combinando com dados quantitativos e qualitativos, e, pesquisa bibliográfica. Sobre os resultados a pesquisa permitiu evidenciar os seguintes dados, para a turma de 2019/1 o número de cotistas matriculados foi maior que os de ampla concorrência, perfazendo um percentual de 52%, observou-se que o maior percentual de evasão também ficou por conta da ampla concorrência sendo de 70%, o percentual de frequência de cotistas foi de 65% enquanto que os de ampla apenas 35% .Na turma 2020/1, destacou-se que o percentual de matriculados foi de 57,1% para os cotistas enquanto os de ampla foram 42,8%, no entanto, registrou-se um índice de evasão para a turma de 2020/1 de 62,5% para os cotistas , ao passo que para a ampla concorrência foi de 61,1% apenas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Sérgio Dutra
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4673
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ARNALDO_GONÇALVES_NEPONUCENO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.