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Título: Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das propostas dos cursos presenciais de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Autor(es): Cardiliquio, Ana Paula Leite
Palavras-chave: Formação de professores quem ensinam Matemática
Pedagogia.
Formação matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Data do documento: 2023
Citação: CARDILIQUIO, Ana Paula Leite. Formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das propostas dos cursos presenciais de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2023. 118 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023
Resumo: A formação de professores que ensinam Matemática é tema de estudo desta pesquisa, cujo objetivo foi investigar a formação ofertada pelos cursos presencias de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) quanto à preparação do pedagogo para atuar como docente no e com o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As bases teóricas da pesquisa estão respaldadas principalmente nas contribuições de autores como: Veiga (2008), Bissolli (2006), Franco (2008), Gatti e Nunes (2008; 2009), Imbernón (2010), Curi (2004; 2005), Lima (2011), Matos (2016) e Castro (2018). Sua opção metodológica está fundamentada na abordagem da pesquisa qualitativa, ancorada em Fiorentini e Lorenzato (2012) e Lüdke e André (2013), tendo como método de coleta/produção de dados a pesquisa documental, embasada em Gil (2007). Como material de análise, a pesquisa se apropria dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) vigentes dos seis cursos presencias de Pedagogia da UNIR. A escolha da UNIR é evidenciada por ser a única universidade pública do estado de Rondônia, e assim, ser responsável por grande parte dos pedagogos atuantes na rede de ensino neste estado. Em termos de considerações da pesquisa, pode-se observar a baixa quantidade de tópicos relacionados aos conteúdos matemáticos nos PPCs analisados, tornando-se evidente o privilégio em relação a conteúdos de caráter didático e metodológico; bem como um espaço reduzido quanto à carga horária ofertada para a formação matemática dos futuros pedagogos na atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Consideramos ainda, a partir dos dados apontados, uma lacuna na formação matemática dos futuros pedagogos para a atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4685
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