Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4687
Título: Entre matemática e etnomatemática: formação, concepções e práticas de professores que atuam em Escolas Família Agrícola em Rondônia
Autor(es): Preato, Dânlei de Oliveira
Palavras-chave: Etnomatemática
Educação do Campo
Formação de Professores
Educação Matemática
Pedagogia da Alternância
Data do documento: 2023
Citação: PREATO, Dânlei de Oliveira. Entre matemática e etnomatemática: formação, concepções e práticas de professores que atuam em Escolas Família Agrícola em Rondônia. 2023. 164 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023
Resumo: Esta pesquisa é resultado de um aprofundamento crítico-reflexivo em meio às inquietações que estão delineadas na questão de pesquisa: como a presença, ou a ausência, da Etnomatemática na formação inicial ou continuada influencia as concepções e práticas de professores de matemática das Escolas Família Agrícola (EFA) do Estado de Rondônia? Desta forma, a pesquisa teve por finalidade investigar como a presença ou a ausência da Etnomatemática, na formação docente, influencia as concepções e práticas de professores de matemática das Escolas Família Agrícola (EFA) em Rondônia. Para tanto, alguns objetivos específicos foram delineados: verificar evidências ou ausências da Etnomatemática na formação de professores de matemática que atuam nas EFA; identificar concepções de matemática, de educação do campo e de ensino-aprendizagem de matemática de professores de matemática das EFA; e, analisar como as práticas dos professores de matemática das EFA se aproximam ou se distanciam dos pressupostos da Etnomatemática no desenvolvimento de suas atividades docentes relacionadas ao ensino de matemática. Como referencial teórico, a pesquisa apoiou-se em autores do campo da formação inicial e continuada de professores, do campo da Etnomatemática e da Educação do Campo. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo o material empírico constituído por dados gerados a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas em Escolas Família Agrícola localizadas no Estado de Rondônia: Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte. São sujeitos deste estudo três professores que ministram a disciplina de matemática nessas escolas, no contexto da Pedagogia da Alternância. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se como técnica a Análise Textual Discursiva, em suas três fases de unitarização, categorização e metatexto. Dentre os principais resultados, foi identificada uma ausência de Etnomatemática na formação dos professores participantes; as concepções de matemática se aproximam de uma perspectiva universal e formalista; apesar de considerarem a importância da contextualização no ensino de matemática na Educação do Campo, verificou-se um certo distanciamento entre as práticas relatadas pelos professores e os pressupostos teóricos da Etnomatemática. Em seu conjunto, tais resultados reforçam a importância da inclusão dos estudos e pesquisas em Etnomatemática na formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação do Campo, buscando assim garantir uma maior aproximação entre as práticas pedagógicas, as concepções dos docentes e os princípios e pressupostos da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática no ensino de matemática em sala de aula.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4687
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DANLEY_DE_OLIVEIRA_PREATO.pdfDissertação2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.