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Título: Os professores de matemática e suas percepções sobre as abordagens da resolução de problemas na BNCC
Autor(es): Ribeiro, Nídia Estelita de Souza
Palavras-chave: Percepção
Professores.
Resolução de Problemas
Data do documento: 2023
Citação: RIBEIRO, Nídia Estelita de Souza. Os professores de matemática e suas percepções sobre as abordagens da resolução de problemas na BNCC. 2023. 127 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023.
Resumo: A dissertação objetivou compreender as percepções de professores de matemática sobre o processo ensino-aprendizagem da resolução de problemas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do ensino fundamental. O método utilizado foi a abordagem qualitativa no intuito de compreender o sujeito e a realidade exposta no desenvolvimento do trabalho, uma vez que ela tem esse perfil investigativo, onde se busca examinar e entender o problema de maneira mais delineada. Utilizou-se desde autores que buscavam abordar a resolução de problemas e sua abordagem dentro da BNCC no que tange ao ensino de matemática nas séries iniciais, como a percepção dos professores de como estas metodologias estão sendo utilizadas e como podem favorecer a aprendizagem. Para tal, utilizou-se um questionário contendo 39 questões aplicado a profissionais de matemática do município de Ji-Paraná que se dispuseram a participar de forma espontânea. Como resultado, percebeu-se que se trata de uma temática bastante subjetiva, considerada relativamente nova e com poucas publicações na literatura, o que dificultou ainda mais comparações e demais procedimentos argumentativos. Observou-se que a BNCC foi alvo de muitas modificações em diversos âmbitos, sendo as últimas ocorridas em 2018, e que trouxeram uma abordagem distinta sobre a resolução de problemas. Isso fez com que a metodologia fosse objeto de muitas pesquisas, evidenciando que o conhecimento sobre a resolução de problemas é considerado como uma metodologia importantíssima e que pode trazer ótimos resultados. De forma geral, pode-se concluir que a resolução de problemas é uma forma de fazer com que o aluno possa pensar e utilizar métodos, meios e formas de chegar à solução, podendo, inclusive, aplicar em outras áreas e disciplinas. Quanto a função do professor, configura como alguém que está à disposição para auxiliar e transmitir os conceitos necessários, bem como promotor de autonomia para que o aluno possa se desenvolver. Evidenciou-se que os cursos oferecidos pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia relacionados a BNCC foram realizados, porém foram considerados insuficientes pelos professores participantes da pesquisa. Os professores relataram que os cursos foram rasos, superficiais e que não atingiram o objetivo a que se propunham, ainda que alguns conceitos tenham se firmado. No geral, o resultado destaca que, dentro do Estado de Rondônia, é preciso desenvolver mais medidas relacionadas à formação, e que elas sejam de qualidade e realmente tragam conceitos que possam ser aplicados junto aos alunos e depois medidos. Devem haver mais comunicações internas sobre a temática, fomentando o entendimento dos profissionais quanto ao tema que, atualmente, não está plenamente consolidado. Ainda, quando estas formações forem aplicadas, que os profissionais possam ser acompanhados para verificar a eficácia das medidas e a utilização da resolução de problemas. No geral, percebeu-se que o ensino moderno exige mudanças no processo ensino-aprendizagem, fazendo com que os conceitos possam ser utilizados na prática e, com isso, a autonomia do aluno seja fomentada cada vez mais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Profª Dra. Ana Fanny Benzi de Oliveira Bastos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4690
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