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Título: Uma leitura sobre os significados produzidos durante as práticas de leitura e escrita no ensino da matemática por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública de Vilhena – RO
Autor(es): Cruz, Debora Cristina Gerola da
Palavras-chave: Linguagem Matemática
Leitura e escrita na Matemática
Modelo dos Campos Semânticos
Educação Matemática
Data do documento: 2023
Citação: CRUZ, Debora Cristina Gerola da. Uma leitura sobre os significados produzidos durante as práticas de leitura e escrita no ensino da matemática por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública de Vilhena – RO. 2023. 172 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023
Resumo: Partindo do pressuposto de que a Matemática possui uma linguagem própria e que, por sua vez, a leitura e a escrita podem ser grandes aliadas nos processos de ensino e de aprendizagem desta linguagem e, também, do conhecimento matemático, e considerando ainda que a aprendizagem está diretamente relacionada à produção de significados, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os significados produzidos por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública em Vilhena-RO durante práticas de leitura e de escrita no ensino da Matemática. Na fundamentação teórica, trouxemos discussões sobre: linguagem matemática, tendo com principais suportes as obras de Machado (1998), Cunha e Silva (2019) e Vialli e Silva (2007); leitura e escrita na Matemática, pautada principalmente em Luvison e Grando (2018), Lima e Noronha (2014), Lima (2017), Ferreira (2014), Smole e Diniz (2001) e Nacarato e Lopes (2009); alfabetização matemática, letramento matemático , numeramento e comunicação matemática, ancorados nas obras de Danyluk (2002), Fonseca (2009) e Skovsmose (2012), bem como em documentos como o PCN (BRASIL, 1997), a BNCC (BRASIL, 2017) e o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA (2012); e, ainda, as matemáticas da rua e da escola e os significados produzidos nestes espaços, tendo como suporte Schliemann, Carraher e Carraher (1995), Lins e Gimenez (1997) e Lins (2004). No que tange aos procedimentos metodológicos, utilizamos uma abordagem qualitativa e recorremos ao Modelo dos Campos Semânticos – MCS (LINS, 1999; 2012) como estratégia para direcionar as ações da pesquisadora, bem como ler os processos de produção de significados dos estudantes a partir dos resíduos produzidos por eles. Para a produção de dados, foram desenvolvidas atividades como: ditados matemáticos, elaboração e resolução de problemas, leitura e produção de textos, glossário matemático, mensagem enigmática e outros. A partir destes instrumentos realizamos uma leitura plausível que buscou colocar em evidência as legitimidades constituídas pelos estudantes. Ao final, foi possível constatar que os estudantes se mantiveram coerentes ao longo de todas as tarefas realizadas, apresentando rastros que indicam que, para eles, fazer Matemática se relaciona a operar com números e, estes, geralmente, são produzidos por eles na direção de quantificar. Também ficou evidente, para nós, que eles produziam significados a partir da Matemática encontrada no papel, mobilizando categorias do seu cotidiano e apresentando maior segurança em relação aos conhecimentos matemáticos e à linguagem matemática quando estes eram utilizados em seu dia a dia. Com isso, apresentamos algumas reflexões quanto a importância de abrir espaço para as legitimidades que os alunos já são capazes de mobilizar durante o processo de ensino, a relevância sobre o ensino da linguagem matemát ica, o incentivo das práticas de leitura e escrita nas aulas de Matemática e, ainda, a atenção sobre o novo formato de discurso dos alunos que envolve recursos da língua materna, assim como símbolos matemáticos e símbolos influenciados pelas mídias digitais.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Lenilson Sergio Candido e Coorientação do Prof. Dr. João Pedro Antunes de Paulo
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4691
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