Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704
Título: Frequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexas
Autor(es): Freitas, Analice de Souza
Palavras-chave: Aprendizagem motora
Feedback
Conhecimento de performance
Data do documento: 2023
Citação: FREITAS, Analice de Souza. Frequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexas. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O feedback é considerado uma importante ferramenta para o ensino de habilidades motoras. Há controvérsias na literatura a respeito de qual frequência e tipo de feedback seriam melhores para otimizar o aprendizado. Este estudo investigou os efeitos e comparou os tipos e frequências do Conhecimento de performance. Foram recrutados 52 alunos de uma escolinha de futsal com idade entre seis e onze anos, que foram divididos em 4 grupos: CP prescritivo 33%, CP prescritivo 100%, CP descritivo 33% e CP descritivo 100%. A tarefa consistia em realizar o arremesso lateral do futebol, que foi escolhido por se tratar de uma tarefa complexa. Os alunos foram submetidos a um pré-teste com três provas de arremesso, força máxima, 75% e 50% da distância máxima. Durante as semanas seguintes, foram submetidos à uma intervenção prática com 7 sessões. Nos dias seguintes, foram submetidos a um pósteste que consistia nas mesmas provas do pré-teste. Os resultados mostraram que os grupos começaram iguais no início do estudo. O grupo Prescritivo teve uma melhora superior aos outros grupos. Esses achados corroboram com a ideia de que fornecer feedback antes de realizar o movimento é melhor para otimizar o aprendizado. Pois, ao receber CP prescritivo, o aluno tem maior liberdade para corrigir o erro, pois o professor forneceu a instrução pronta. Isto é, o aluno não é forçado a identificar onde errou, por isso a precisão de correção do desempenho aumenta. Quanto a hipótese de que feedback fornecido com uma alta frequência é melhor para o aprendizado de habilidades motoras complexas, não foram encontrados resultados significantes para confirmá-la.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdfMONOGRAFIA789,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.