Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4774
Título: Um romance em cadeia sobre a Amazônia, capítulo um
Autor(es): Silva, João Vitor Carneiro da.
Palavras-chave: Grilagem
Amazônia legal
Supremo tribunal federal
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: Esta monografia é um estudo de caso sobre a judicialização do Programa Terra Legal nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade 4.269 e 5.771. Tem por objetivo avaliar a compatibilidade da política de regularização fundiária rural (Lei 11.952/2009) com a ordem econômica da Constituição de 1988. Mediante análise de conteúdo dos argumentos usados nos processos de controle de constitucionalidade, classificando-os entre por consequências ou por princípios. É conclusivo que os argumentos por consequências superam aos por princípios, pois, o processo constitucional privilegia as instituições estatais, com pouca participação da sociedade civil. Outros achados são que a “função social da propriedade” é um argumento ambíguo usado tanto em defesa da governabilidade da política agrícola, como contrário; enquanto, o “direito à moradia” é a tese crítica à regularização fundiária, como sendo privatização de terras públicas (“grilagem”), em prol da reforma agrária, usada em especial por organizações civis.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do título de bacharelado em direito, sob a orientação do Prof. Dr. Victor de Almeida Conselvan.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4774
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_VITOR_CARNEIRO_DA_SILVA.pdf860,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador