Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4797
Título: Aspectos ambientais, jurídicos e sociais da questão de resíduos sólidos urbanos em Porto Velho
Autor(es): Witeze, Flávia Neto
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Gestão
Meio ambiente
Direito ambiental
Catadores
Data do documento: 2023
Citação: WITEZE, Flávia Neto. Aspectos ambientais, jurídicos e sociais da questão de resíduos sólidos urbanos em Porto Velho. 2023. 114 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo geral analisar como o Município de Porto Velho executa a PNRS, verificar a suficiência do ordenamento jurídico municipal relativo ao tema, diagnosticar a atual gestão municipal de RSU, examinar o novo modelo de gestão proposto e apresentar soluções alternativas possíveis de serem praticadas. Para tanto, são levantados os atos do Poder Executivo Municipal, os documentos relativos à parceria público-privada, bem como são apresentados o ordenamento jurídico pertinente e as soluções alternativas. A metodologia proposta segue o viés descritivo, com abordagem qualitativa e coleta bibliográfico-documental, associado ao levantamento (de campo), para a apresentação de diagnóstico da situação atual, análise do modelo proposto e proposição de soluções alternativas, além do contraditório, pelas visões do Poder Público Municipal e dos Catadores de Materiais Recicláveis. Enquanto resultado, verifica-se uma crescente necessidade de enfrentamento dos desafios por meio de uma abordagem holística, com foco no aprimoramento da legislação, adoção de práticas sustentáveis de gestão de RSU e políticas públicas efetivas, para alcançar a equidade social.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4797
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos Ambientais Jurídicos e Sociais da Gestão de RSU em Porto Velho_vfinal pós Banca com FC.pdf938,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.