Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4835
Título: Condições da educação em ambiente hospitalar no município de Porto Velho / RO.
Autor(es): Santos, Delaine Batista dos
Palavras-chave: Hospital
Educação
Família
Inclusão
Data do documento: 2023
Citação: Santos, Delaine. Condições da educação em ambiente hospitalar no município de Porto Velho / RO. 2023. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa norteou-se com a seguinte problemática: De que maneira o hospital do Município de Porto Velho/RO oferece a educação hospitalar como uma modalidade de ensino? para o seguinte levantamento foi abordado pontos chaves tais como: o hospital possui internações em longo prazo; têm pedagogos atuantes; esses profissionais são capacitados para atuarem em ambiente hospitalar; O espaço utilizado para educação dos pacientes é adequado. Este estudo teve como objetivo averiguar as condições do hospital no que se refere a estrutura, aos pacientes, seus estudos e a qualidade do ensino em um ambiente de Educação não formal. O método utilizado foi qualitativo, baseando-se nos questionários contendo perguntas abertas e fechadas direcionados ao diretor do hospital, pedagogo e aos pais de crianças internadas no momento da pesquisa. A aplicação dos questionários e observação na estrutura do hospital ocorreu após a aprovado pelo Comitê de Ética. Como resultados destaca-se que só foram registrados os dados a partir dos questionários aplicados aos pais. Os pacientes internados estavam matriculados em diferentes períodos do ensino fundamental I e II. No que se refere a estrutura física do ambiente hospitalar, os leitos utilizados pelas crianças no momento do estudo não eram do hospital, pois o mesmo estava passando por período de reforma. Quanto ao período de internação das crianças foi entre 8 e 30 dias. A maioria dos pais (60%), afirmaram ter informado a escola sobre a internação do filho, 40% dos entrevistados que não avisaram a escola não foram procurados pela escola para saber o motivo das faltas. Todos os entrevistados durante o período de internação não tiveram acesso as atividades de ensino. Conclui-se que a pedagogia hospitalar, o papel do pedagogo, as leis que defendem a continuação dos estudos durante a internação, o espaço adequado para realização das aulas e a presença de uma brinquedoteca são elementos essenciais para garantir o direito à educação e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes durante o período de internação hospitalar. Essas iniciativas visam proporcionar um ambiente educativo, estimulante e acolhedor, encorajador para o bem-estar e a recuperação desses pacientes.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Ludimilla Ronqui.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4835
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versao final delaine publicar 1.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.