Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4854
Título: A relevância da educação jurídica no desenvolvimento da cidadania: pela inclusão da educação jurídica na grade do ensino regular
Autor(es): Andrade, Lucia Helena Sten Schneider
Palavras-chave: Educação
Cidadania
Educação jurídica
Desenvolvimento
Data do documento: 2023
Citação: ANDRADE, Lucia Helena Sten Schneider Andrade. A relevância da educação jurídica no desenvolvimento da cidadania: pela inclusão da educação jurídica na grade do ensino regular. 2023. 82 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Tendo em vista que a educação é uma garantia constitucional que tem por objetivo desenvolver plenamente a pessoa humana, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a ao trabalho, o presente estudo trata da relevância da educação jurídica no desenvolvimento da cidadania, tendo como objetivo propor a inclusão da educação jurídica na grade do ensino público regular. Para tanto, foi necessário refletir sobre a evolução histórica e constitucional do direito à educação até a Constituição brasileira de 1988 onde a educação se tornou direito público subjetivo, discorrer sobre os conceitos de cidadania analisando a relação da cidadania com a educação e de que forma o ensino jurídico seria relevante para o exercício cidadão, apresentando sugestões de matérias básicas que poderão ser levadas aos estudantes e propostas legislativas já existentes para implementação do ensino jurídico nas escolas. Realizou-se, então, uma pesquisa de campo buscando refletir sobre a desinformação jurídica a qual a sociedade está inserida, onde foi possível concluir que o nível de desinformação jurídica e política dos brasileiros é precária, impedindo então, que a cidadania seja exercida de forma plena.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4854
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia-TCC-Lucia.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.