Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4864
Título: O papel da sala de recurso multifuncionais no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista
Autor(es): 
Santos, Josué Pereira dos
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Sala de Recursos Multifuncionais
Transtorno do Espectro Autista
Professora especialista
Data do documento: 2023
Citação: Santos, Josué Pereira dos. O papel da sala de recurso multifuncionais no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista. 2023. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema o papel da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no processo de inclusão de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão principal da investigação foi: qual o papel da SRM no processo de inclusão do aluno com TEA de uma escola municipal de Ariquemes? Teve por objetivo central compreender o papel da SRM no processo de inclusão do estudante com TEA de uma escola municipal de Ariquemes. Essa questão é relevante porque a SRM é um serviço educacional especializado que oferece apoio e suporte à inclusão dos alunos na classe comum. Para tanto, emprega como método a pesquisa de levantamento, em uma escola municipal tendo como participante uma professora especialista em educação especial e atuante em uma SRM. Para coleta de dados foi utilizado a entrevista e registros fotográficos, interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil da participante: a professora é pedagoga e especialista em educação especial com experiência profissional de 12 anos como professora; b) percepções da professora especialista: destacou que atende 48 alunos na SRM sendo 34 com TEA, e que este alto número de alunos é dificultador para desenvolver as atividades com os alunos e auxiliar os professoras; c) evidências de suporte e apoio ao processo de inclusão do estudante com TEA: a SRM é organizada com recursos diferenciados para oferecer atividades adaptadas às necessidades do aluno, porém a professora afirma que não tem profissional na SRM o suficiente para atender todos os alunos. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva a fim de que haja melhorias significativas quanto ao projeto pedagógico da escola e o trabalho conjunto entre os professores da classe comum e a professora da SRM.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4864
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JOSU_SANTOS_2023_18.10.2023_word 23.10.2023.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.