Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4876
Título: O uso da teoria do adimplemento substancial nos contratos de alienação fiduciária
Autor(es): Link, Vanessa Lauretti
Palavras-chave: Alienação Fiduciária
Garantia
Adimplemento Substancial
Resolução
Boa-fé
Data do documento: 2023
Citação: LINK, Vanessa Lauretti. O uso da teoria do adimplemento substancial nos contratos de alienação fiduciária. 2023. 77 f. Monografia (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca analisar o cabimento da teoria do adimplemento substancial nos contratos de alienação fiduciária. Para isto, aborda a alienação fiduciária e sua atual importância no negócio jurídico brasileiro, observa ainda seus requisitos, princípios que a ensejam por ter caráter contratual e natureza de garantia, índice de utilização, tendo como referência outro tipo de garantia. Ademais, discorre sobre a teoria do adimplemento substancial e sua utilização no Brasil mesmo sem ser positivada de forma expressa pelo Código Civil, bem como sobre sua origem e necessária utilização, analisar o uso ou desuso da teoria do adimplemento substancial nos contratos envolvendo garantia em alienação fiduciária, perquirir a jurisprudência na resolução de contratos de alienação fiduciária, com bem dado em garantia, cujo valor inadimplido é ínfimo em comparação ao valor do bem. Para a sua realização foi utilizado o método da dogmática analítica e o procedimento técnico aplicado foi de pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Dr. Victor de Almeida Conselvan.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4876
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanessa Link completo.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador