Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4898
Título: A importância da parceria entre família e escola: uma revisão narrativa de literatura
Autor(es): 
Jacinto, Genézia Aparecida
Palavras-chave: Participação da família na escola.
Papel da família na escola dos filhos
Data do documento: 2023
Citação: Jacinto, Genézia Aparecida. A importância da parceria entre família e escola: uma revisão narrativa de literatura. 2023. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa de revisão narrativa de literatura, com o objetivo de investigar como as famílias estão inseridas no contexto escolar e seu papel na aprendizagem das crianças. A justificativa para a escolha do tema foi a percepção ao da autora sobre a baixa participação dos familiares nas reuniões e eventos escolares durante os estágios pedagógicos. A metodologia foi a pesquisa qualitativa de revisão descritiva de literatura. A busca foi feita nos sites: Dedalus, Scielo e Google acadêmico durante o segundo semestre de 2022. Os descritores utilizados foram: Participação da família na escola. Relação entre pais e professores. Papel da família na escola dos filhos. Foram incluídos trabalho escritos em língua portuguesa, temática relacionada à relação família/escola e que tratasse sobre Escolas do Ensino Fundamental l. Os principais resultados foram: A relação entre a família e a escola é o caminhos para a construção de uma parceria que contribui para a melhoria da aprendizagem e formação da cidadania. A presença e a participação dos pais na escolar tem se tornado cada vez mais comuns. Os contatos formais e informais se multiplicam e se diversificam. Podem ser em forma de reuniões, atividades pedagógicas, atendimento individual ou comemorativos. Por outro lado, há críticas ao estilo das reuniões onde a escola tem o domínio do lugar de fala. Também que pode haver “exploração” da escola em ralação às famílias referente às atividades de casa. No cotidiano, nem todos os alunos são beneficiados com a melhoria da aprendizagem com as tarefas para casa. Mas a maioria dos autores destacam como importantes a participação da família na escola dos filhos para aprendizagem, socialização e desenvolvimento da consciência de cidadania
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Adailde Miranda da Silva Carvalho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4898
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GENÉZIA-REPOSITÓRIO.pdfTCC-Genézia493,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.