Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4900
Título: Histórias e memórias da educação: escola estadual ensino fundamental e médio Cora Coralina de Ariquemes - RO
Autor(es): Machado, Beatriz Rodrigues
Palavras-chave: Instituição Escolar
História da Educação
Educação em Ariquemes
Data do documento: 27-Out-2023
Citação: Machado, Beatriz Rodrigues. Histórias e memórias da educação: escola estadual ensino fundamental e médio Cora Coralina de Ariquemes - RO. 2023. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como foco o estudo sobre Instituições Escolares e seu objetivo consistiu em analisar o processo histórico da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina de Ariquemes- RO. Para embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores (OLIVEIRA, 2009), (SAVIANI, 2005), (CURY, 2002), (SECO, 2006), (SANFELICE, 2006), dentre outros. Considerando a importância de uma instituição preservar por sua História e resguardar dados e documentos legais em locais apropriados, afim de que possam ser utilizados como estudos e manter a identidade da instituição viva, a pesquisa foi movimentada pela questão problema da pesquisa: como seria a história da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina Ariquemes/RO descrita via documentos? Neste sentido o estudo envolveu uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental sobre os aspectos e fatos importantes da trajetória da educação da instituição pesquisada. O locus da pesquisa foi a citada Instituição e ocorreu entre julho e setembro de 2023, os dados obtidos foram por meio de visitas exploratórias a instituição e revisando documentos legais sobre o processo histórico da escola, coletando imagens importantes sobre a mesma. O resultado encontrado nos permitiu mostrar que existem poucos documentos na instituição para estudos in loco e reforçou a importância de as instituições escolares preservarem seus preceitos. No qual uma das grandes problemáticas da pesquisa foi a falta de documentos históricos por consequência das práticas de incineração de documentos das instituições escolares de Ariquemes, Rondônia.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Maria Auxiliadora Máximo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4900
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO FINAL- BEATRIZZ.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.