Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4937
Título: É tempo de sonhar com a menina árvore: mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração
Autor(es): Cabral, Nilvani Rodrigues
Palavras-chave: A menina árvore
Imaginário
Ilustração
Texto verbal
Data do documento: 2023
Citação: CABRAL, Nilvani Rodrigues. É tempo de sonhar com a menina árvore: mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração. 2023. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Nesta dissertação, investigamos como as linguagens verbal e visual potencializam o imaginário na obra A menina árvore. Acreditamos que essa potencialização seja realizada pela colaboração expansiva do texto visual em relação ao verbal. Nesse sentido, o objetivo foi identificar e analisar os efeitos de sentidos das imagens e do texto verbal na construção do imaginário. A pesquisa possui uma natureza básica, que utiliza fontes bibliográficas e uma abordagem qualitativa. Ademais, abrange conceitos e considerações sobre o imaginário, a ilustração – vinculados ao projeto gráfico – e ao texto verbal, em que se cogita a conjunção da tríade no discurso verbo-visual da história. A pesquisa justifica-se pela importância e necessidade de se estudar e analisar produções literárias da literatura infantil e juvenil, as quais proporcionam a coautoria do leitor, colaborando em sua formação literária e humana. Salienta-se, ainda, a grande possibilidade de formação que os livros ilustrados trazem em sua construção literária e gráfica, perpassando pelo texto verbal e pela ilustração concomitante ao projeto gráfico. No decorrer da pesquisa, alguns objetivos específicos foram se traçando, como teorizar sobre o livro ilustrado; identificar a relação de construção de sentidos entre as linguagens verbal e visual; identificar pontos característicos de livro ilustrado na obra em análise; e refletir sobre a potencialização da ilustração em relação ao texto verbal na formação de leitores literários e humanos. Assim, para possibilitar a realização deste trabalho, utilizamos metodologicamente a pesquisa analítica bibliográfica, em que consideramos os teóricos Abramovich (1999), Cademartori (2010), Coelho (2000), Colomer (2017), Hunt (2010), Cândido (2000), Yunes e Pondé (1988), com foco em teorias e conceitos na área da Literatura infantil e juvenil. Perrotti (1986), Andrueto (2021), Jesualdo Sosa (1985), Bachelard (2019), Durand (1997) e Castrillón (2008) na análise referente ao imaginário e à compreensão literária. Faria (2008), Ramos (2011), Linden (2018), Salisbury e Styles (2013), Oliveira (2008), Lago (2008), Lima (2008), Aumont (2002) e Dondis (1997), a fim de construir a análise teórica a respeito da imagem. Para a análise do corpus, primeiro, apresentamos a relação entre as linguagens verbal e visual por meio das capas de algumas obras, em que escritor e ilustrador são responsáveis, depois buscamos entender como o imaginário é percebido na narrativa no enlace do texto verbal e da ilustração, e, por último, identificamos e analisamos os sentidos criados no entrelaçamento das ilustrações, do texto verbal e do designer para a promoção dos mundos imaginários da menina árvore. A narrativa de uma menina árvore, que é convidada a acordar para ver o mundo imaginário, possui possibilidades de experiências emocionais, estéticas e criativas por meio de uma imagem narrativa em consonância com a linguagem verbal. Desse modo, o estudo aponta a relevância da imagem na polissemia de sentidos provocada pela tessitura do enlace entre as linguagens. Toda a materialidade do livro, capa, título, guardas, imagens, colaboram para a polissemia da criação do imaginário de uma narrativa que convida a personagem e o leitor a acordarem para sonhar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4937
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.