Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4944
Título: A literatura infantil e juvenil indígena na/da Amazônia brasileira: algumas leituras possíveis e o pós-colonial/decolonial na narrativa A boca da noite de Cristino Wapichana
Autor(es): Silva, Rozilda Ferreira da
Palavras-chave: Povos originários
Literatura infantil e juvenil
Palavra-e-imagem
A boca da noite
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Rozilda Ferreira da. A literatura infantil e juvenil indígena na/da Amazônia brasileira: algumas leituras possíveis e o pós-colonial/decolonial na narrativa A boca da noite de Cristino Wapichana. 2023. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Apresentamos, nessa dissertação, um estudo da literatura infantil e juvenil de autoria indígena brasileira, o impacto colonial contra os povos indígenas na Amazônia brasileira e as marcas causadas na vida e nos corpos desses grupos sociais e na natureza. Compreendendo a literatura como um instrumento de conscientização e diálogo com a sociedade brasileira, por meio da narrativa A boca da noite (2016) do autor Cristino Wapichana, buscamos analisar o texto verbal e visual em aspectos como: as cores, os grafismos, e a simbologia de alguns elementos importantes para a cultura indígena, e ainda pela perspectiva dos estudos pós-coloniais, discorrer sobre a relação entre os não-indígenas e os povos originários brasileiros. Diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo compreender a importância das literaturas infantis e juvenis indígenas, uma vez que contam as origens, histórias, religião e tradição, bem como a situação dos originários na sociedade. Desse modo, constata-se que a literatura indígena tenta garantir que a cultura permaneça viva e se torne ferramenta de denúncia, pois promovem um grito de liberdade, de existência, para que a sociedade não se esqueça de tudo que os povos indígenas sofreram durante a trajetória histórica e sofrem até hoje. A pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e será conduzida pelos aportes teóricos de Nelly Novaes Coelho (1995, 2000), Regina Zilberman (1998), Marisa Lajolo; Álvaro de Azevedo Gonzaga (2021), Walter Mignolo (2017), Enrique Dussel (1993), Catherine Walsh (2007,2009,2010,2013,2023), Daniel Munduruku (2009), Kaká Werá Jecupé (2020), Pedro Paulo Funari; Ana Piñon (2011), Graça Graúna (2013), Luís Camargo (1999), Laura Sandroni (2013), foram citados na produção da dissertação, além de outros teóricos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4944
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Rozilda.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.