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Título: Os efeitos formativos no desenvolvimento e utilização de um guia de orientações didáticas para acessibilidade pedagógica de estudantes surdos
Autor(es): 
Bastos, Clesiane
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Especial
Formação
Libras
Estudante surdo
Data do documento: 2023
Citação: Bastos, Clesiane. Os efeitos formativos no desenvolvimento e utilização de um guia de orientações didáticas para acessibilidade pedagógica de estudantes surdos. 2023. 102 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a formação de professores na perspectiva inclusiva voltada aos estudantes surdos. Com os processos de inclusão, a Lei Brasileira da Inclusão (LBI) nº 13.146/15 (BRASIL, 2015) assegura que as salas de aula devem ser inclusivas e bilíngues. Este estudo faz de um projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e contemplado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagogia (GPAM). A partir desta pesquisa, foram identificadas carências formativas e a necessidade oferecer subsídios teóricos e práticos aos docentes e intérpretes por meio da elaboração de um guia de orientações didáticas. O objetivo geral é avaliar os efeitos formativos de um Guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos. Tem como problema de pesquisa: de que maneira um guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos pode contribuir na prática pedagógica de docentes e intérpretes no contexto da educação superior e da educação básica? Para realização da pesquisa, escolheu-se a pesquisa do tipo colaborativa (IBIAPINA, 2008) por meio de quatro etapas. Etapa 1 – Sensibilização dos colaboradores; Etapa 2 – Levantamento das necessidades formativas; Etapa 3 – Desenvolvimento do Programa de formação; Etapa 4 – Avaliação final. Para interpretação dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Participaram da pesquisa 23 pessoas, sendo acadêmicos surdos, tradutores e intérpretes de Libras – Língua Portuguesa (TILSP), professores da educação superior e básica. Como principais resultados e discussão, os participantes afirmaram que o guia apresenta de forma clara e objetiva orientações para o trabalho pedagógico com estudantes surdos, e apresenta uma contribuição para apoio ao planejamento dos professores e acessibilidade comunicacional com os intérpretes. De tal modo, salientaram a relevância da material ser utilizado como suporte à inclusão, mas indicando a necessidade de promover encontros formativos para exemplificar possibilidades didáticas e também acrescentar recursos didáticos que poderiam ser utilizados em sala de aula. A partir disso, por meio de uma ação de extensão e pesquisa, foi desenvolvido recursos didáticos adaptados e aplicados em quatro turmas de uma escola municipal de Ariquemes. O desenvolvimento e a aplicação dos recursos didáticos adaptados na classe comum, evidenciou a importância do planejamento colaborativo da professora, instrutora surda e acadêmicas ouvintes visando o ensino bilingue. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer contribuição ao processo de inclusão dos estudantes surdos por meio de práticas pedagógicas que satisfaçam suas necessidades de aprendizagem e que o guia de orientações didáticas possa auxiliar no trabalho pedagógico dos professores e intérpretes.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4956
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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