Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4966
Título: O Teorema de Pitágoras e seus desafios no ensino fundamental: uma análise em livros didáticos
Autor(es): Santos, Odaílton Silva dos
Palavras-chave: Teorema de Pitágoras
Livros didáticos
Análise
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Odaílton Silva dos. O Teorema de Pitágoras e seus desafios no ensino fundamental: uma análise em livros didáticos. 2023. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de como tem sido abordado o teorema de Pitágoras em alguns livros didáticos e suas demonstrações. E consequentemente apresentar alguns resultados acerca do teorema de Pitágoras, referentes à fundamentação lógica e prática deste conteúdo nos livros didáticos, visando uma melhor abordagem para um possível desempenho satisfatório no processo ensino aprendizagem deste importante resultado, na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita em livros didáticos, a análise dos dados foi realizada pelo método qualitativo. Nos resultados da análise das demonstrações desenvolvidas nos livros didáticos analisados do 9° ano, observou-se que, geralmente, as demonstrações são as mesmas utilizadas desde o início da década de 1980. Os autores dos livros analisados, em geral apresentam as demonstrações do teorema de Pitágoras utilizando somente aspectos algébricos, gerando um desestimulo aos estudantes quanto a exploração deste importante resultado matemático. É possível utilizar outras abordagens, com materiais manipuláveis de fácil acesso, que podem ser utilizadas para instigar o lado investigativo e lúdico do processo de ensino aprendizagem do teorema de Pitágoras.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4966
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ODAILTON TCC VERSAO FINAL SBM.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.