Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5000
Título: Educação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humano
Autor(es): Carvalho, Geranilce Feliciano
Beserra, Brenda Aline da Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Educação humanizadora
Alternativas Pedagógicas Humanizadoras
Data do documento: 2022
Citação: CARVALHO, Geranilce Feliciano, BESERRA, Brenda Aline da Silva. Educação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humano. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O presente artigo trata da Educação Infantil como fator de humanização com objetivo geral de refletir sobre práticas pedagógicas humanizadoras para a Educação Infantil numa perspectiva freireana de ser humano. Para atingir o objetivo geral delineou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar a educação infantil destacando um breve trajeto histórico; b) Analisar os fatores que ampliam a lacuna na dimensão educar; c) Apontar estratégias que estejam alinhadas com a proposta freireana de educação para a humanização. A base teórica está ancorada em matrizes relacionadas à história da Educação Infantil e nas principais obras de PAULO FREIRE como: Educação como prática da liberdade (1967), Ação Cultural para a Liberdade (1981), Pedagogia da Autonomia (1996), Pedagogia do Oprimido (1987) e Conscientização: teoria e prática da libertação (1996) e outros. Recorreu-se a leituras complementares de artigos científicos, as buscas foram feitas em bibliotecas físicas e virtuais como Cielo, Saraiva, Google Acadêmico e outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa realizada no período de fevereiro a julho de 2022. Os resultados demonstram que a educação infantil brasileira tem sua origem relacionada a questões assitenciais e não educacionais; que têm evoluído no decorrer dos anos, alcançando a institucionalização como primeira etapa da Educação Básica. Que suas práticas são em grande parte determinadas por concepções tradicionalistas e assistenciais, em descompasso com os princípios legais, filosóficos e psicopedagógicos prejudicando o pleno desenvolvimento da criança. Ao final considera que devam ser adotadas alternativas que favoreçam uma prática pedagógica libertadora como caminho para formação da educação humanizadora defendidas por Paulo Freire.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5000
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GERANILCE E BRENDA.pdf719,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.