Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5007
Título: Entre caminhos e saberes literários: uma prática de leitura e de interpretação de contos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Amazônia acreana
Autor(es): Nascimento, Stefany Silva do
Palavras-chave: Ensino
Literatura
Letramento literário
Texto literário
Conto
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Stefany Silva do. Entre caminhos e saberes literários: uma prática de leitura e de interpretação de contos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Amazônia acreana. 2023. 82 . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A presente pesquisa é delineada por reflexões sobre a relação entre práticas metodológicas de leitura e de análise do texto literário no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando através das estratégias de letramento literário, propostas, sobretudo por Rildo Cosson (2018), caminhos que viabilizem as práticas escolares para a formação de leitores literários nas salas de aulas de jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo regular. No que se refere ao embasamento teórico, norteamo-nos pelos estudos de Arroyo (2005), Barthes (2007), Candido (2006), Eco (2003), Lajolo (1993), Larrosa (2004), Morin (2011), Paulino (2004), Soares (2002), Todorov (2010) e Zilberman (2009). Assim, buscamos responder a alguns questionamentos que norteiam nossa pesquisa: Qual o lugar da literatura na escola? O que se ensina (ou não) quando se ensina literatura aos jovens e adultos da EJA? Quais práticas escolares de leituras literárias podem ser desenvolvidas com alunos da Educação de Jovens e Adultos? A partir disso, nosso intuito é contribuir com a proximidade entre o aluno da Educação de Jovens e Adultos e a literatura, conduzindo-o à leitura plena do texto literário, pois acreditamos que reflexões como essas incitam a conscientização da importância da literatura no processo escolar desses jovens e adultos, em sua maioria, trabalhadores que enfrentam os desafios da realidade social de exclusão para permanecerem na sala de aula. Para isso, nossa pesquisa inclui, além de um breve panorama da trajetória da educação de jovens e adultos, discussões que tenham como centro o ensino de literatura e seus desafios, sobretudo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, a fim de refletir sobre as abordagens do texto literário, observando como esses desdobramentos que configuram o ensino da literatura chegam até a escola. Em seguida, através de uma pesquisa-ação realizada com 10 estudantes da primeira etapa do Ensino Médio de uma escola no município de Rio Branco, no Acre, traçamos um caminho metodológico de leitura literária dos contos “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, e “Despalavrar-se”, de Daniel da Rocha Leite em uma turma de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, tomando como aporte teórico a perspectiva de letramento literário e a sequência expandida de Cosson (2018).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5007
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação..pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.