Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5033
Título: Do Amazonas ao infinito (1950), de Benigno Cortizo Bouzas: tradução com apresentação e notas
Autor(es): KRÜGER, Erivelton Gomes
Palavras-chave: Literatura espanhola
Tradução
Amazônia brasileira
Data do documento: 2023
Citação: KRÜGER, Erivelton Gomes. Do Amazonas ao infinito (1950), de Benigno Cortizo Bouzas: tradução com apresentação e notas. 2023. 259 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta dissertação consiste em uma tradução literária anotada e comentada do livro Del Amazonas al Infinito, de Benigno Cortizo Bouzas (1893–1953), publicada em espanhol, na cidade de Recife em 1950. A tradução é precedida de um estudo onde se apresenta uma pesquisa de fortuna crítica. A escolha do livro para o método da tradução se deve as suas características onde conserva modos, costumes e memórias, pessoais e coletivos, relacionadas à migração amazônica, ao ciclo da borracha, ao surgimento e ressurgimento de povoados, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o desenrolar de fatos políticos nacionais e globais, e as memórias da vivência do autor na Vila de Santo Antônio de 1908-1916. Devido essa abrangência de temas e memórias, a tradução como metodologia está acrescida de notas e comentários, alguns relacionados ao nosso objetivo, e precedida de um estudo preliminar de fortuna crítica que também pode ser útil nos estudos da teoria da recepção, e nosso objetivo com o processo tradutório é proporcionar uma reflexão geral sobre o processo tradutório e especificamente contribuir com a teoria de análise de discurso pós-colonial e descolonial.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5033
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.