Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5036
Título: Uma análise de percepções de pedagogos surdos do estado de Rondônia acerca do processo ensino e aprendizagem da matemática
Autor(es): Bandeira, Nagila da Silva Araújo
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores;
Matemática;
Educação Inclusiva;
Pedagogos Surdos;
Percepções.
Data do documento: 21-Dez-2023
Citação: BANDEIRA, Nagila da Silva Araújo. Uma análise de percepções de pedagogos surdos do estado de Rondônia acerca do processo ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de pedagogos Surdos do Estado de Rondônia quanto a matemática e seu processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual utilizamos como instrumentos para a produção/coleta de dados entrevistas no formato videogravação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uma perspectiva teórico-metodológica da História Oral, subsidiados em Bogdan e Biklen (1994), Garnica (2008), Gil (2008) e Meihy e Holanda (2013). Participaram da pesquisa quatro pedagogos Surdos formados em instituição de ensino superior do Estado de Rondônia. A pesquisa teve como questão norteadora: como pedagogos Surdos formados em instituições do Estado de Rondônia percebem a matemática e o seu processo de ensino aprendizagem? Os dados foram analisados à luz dos estudos da formação inicial de professores, Educação Matemática e Educação de Surdos, a saber: documentos legais, Quadros (1997), Libâneo (2002), Gatti e Barreto (2009), Strobel (2009), Tardif (2012), Sales (2013) e outros. Como técnica para análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Na análise, encontramos evidências de que a jornada educacional dos pedagogos Surdos ocorreu com o aprendizado tardio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com predominância de práticas pedagógicas oralizadas e a ausência de professores de Libras e intérpretes educacionais. No ensino de matemática na educação básica, foram identificadas lacunas e dificuldades, resultando em um processo de in/exclusão, afetando a comunicação e a interação em sala de aula, bem como prejudicando o acesso ao conhecimento matemático. Durante a graduação em Pedagogia, os participantes enfrentaram barreiras pedagógicas, com desafios na didática em sala de aula e professores que não tinham conhecimentos de suas peculiaridades no processo educacional. Embora houvesse componentes curriculares dedicados à matemática, havia insegurança quanto ao conhecimento suficiente para um ensino eficaz. As atividades práticas de matemática eram limitadas ao estágio supervisionado e as abordagens metodológicas tradicionais, sem adaptação, com foco na cópia de conteúdo do quadro. A pesquisa indica que a formação oferecida pode ser considerada insuficiente. O curso de Pedagogia representa a formação inicial do pedagogo Surdo, mas é essencial enfatizar a importância da formação continuada para aprimorar e expandir os conhecimentos ao longo da carreira profissional. Esperamos que estes resultados possam ampliar as discussões e reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de matemática para alunos surdos, e desencadear mudanças no processo de inclusão de estudantes com deficiência.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Profª. Drª. Marcia Rosa Uliana e Coorientação da Profª. Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzales
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5036
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAGILA DA SILVA ARAUJO BANDEIRA dissertação (2).pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.